Celipe

PRELIN lança mais um Curso de Extensão - CELIPE

 

O CELIPE, Curso de Extensão em Língua Portuguesa para Estrangeiros, será incorporado ao Programa de Extensão em Ensino de Línguas (PRELIN), do qual já fazem parte os Cursos de Extensão em Língua Brasileira de Sinais (CELIB), Língua Espanhola (CELES), Língua Francesa (CELIF) e Língua Inglesa (CELIN). O Curso iniciará suas atividades no mês de agosto de 2015.

Assim como os demais cursos do PRELIN, o CELIPE oferecerá cursos de língua portuguesa a preços acessíveis às comunidades acadêmica e viçosense (somente estrangeiros) e proporcionará prática de ensino aos estudantes de Letras durante sua formação, sob a orientação pedagógica de professores do DLA, e experiência profissional aos alunos de Secretariado Executivo, que atuam na secretaria do curso.

 

 

UFV é credenciada como posto aplicador do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros

Nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2015 a UFV vai aplicar o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, o Celpe-Bras. Indicada pelo Ministério da Educação, a Universidade recebeu, nos dias 28 a 30 de julho , visita da equipe do Inep designada para avaliar e credenciar a instituição.

O Celpe-Bras foi criado em 1998, sendo o único certificado de proficiência em Português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo do Brasil. Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na Língua Portuguesa. Estudantes estrangeiros que venham ao Brasil para realizar cursos de graduação e pós-graduação e também profissionais do exterior que venham trabalhar no País devem prestar o exame do Celpe, desde que as respectivas universidades e empresas exijam o Certificado.

O exame avalia a habilidade de comunicação oral e escrita em Português do Brasil em uma variedade de situações do cotidiano. São avaliados quatro níveis de proficiência: Intermediário, Intermediário Superior, Avançado e Avançado Superior. O exame é aplicado anualmente, nos meses de abril e outubro.

Atualmente, existem postos aplicadores do Certificado no mundo, sendo 23 no Brasil e mais de 50 no exterior.

A equipe que vai atuar nas atividades do posto aplicador na UFVé formada por docentes do DLA e estudantes do curso de Letras. Os professores já receberam treinamento do MEC sobre o Certificado.

Em Outubro, sob a coordenação da professora de Português para Estrangeiros do DLA, Idalena Oliveira Chaves, a UFV já participa da segunda edição da aplicação do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. As inscrições estarão abertas a partir do dia 3 de agosto de 2015. Os interessados devem acessar as informações e a ficha de inscrição no site do Ministério da Educação http://celpebras.inep.gov.br/inscricao/.

E no posto aplicador através do e-mail: celipe.ufv@gmail.com.

 

 

Exame CELPE-BRAS - Informações Gerais

 

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) do Ministério da Educação (MEC) é o único certificado dessa natureza reconhecido oficialmente pelo governo do Brasil. Esse exame é internacionalmente aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de proficiência em língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e de pós-graduação e para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país. O exame é aplicado 2 vezes por ano, nos meses de abril e outubro. OBSERVAÇÃO: Essa frequência pode ser alterada SEM AVISO PRÉVIO.

As provas são elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia federal vinculada ao MEC. A aplicação do exame ocorre em diversas cidades do Brasil e no exterior (embaixadas), em locais designados pelo MEC. Estes locais são chamados de postos aplicadores.

A partir de 2015 a UFV passa aplicar o exame que tem o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE). O Departamento de Letras da UFV é o responsável pelas atividades que envolvem desde a inscrição até as de aplicação do exame CELPE-BRAS, sob a coordenação da professora Idalena Oliveira Chaves.

CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

A participação no Celpe-Bras é voluntária, destinada a estrangeiros e brasileiros cuja língua materna não seja a língua portuguesa, com no mínimo 16 (dezesseis) anos completos, na data de realização do Exame e escolaridade mínima equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA AS PROVAS DE OUTUBRO/2015

PROCESSO DE INSCRIÇÃO

A inscrição é feita em 3 etapas. Se uma das etapas não for cumprida dentro dos prazos, isso acarretará no cancelamento da inscrição:

1ª ETAPA: preenchimento de formulário – a ser feito exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico http://celpebras.inep.gov.br/inscricao/ - cabe ao candidato certificar-se de que estão corretos todos os dados que forneceu. O período para realização dessa etapa inicia às 8 horas do dia 03/08/2015 e finaliza às 23 horas e 59 minutos do dia 23/08/2015, obedecendo ao horário oficial de Brasília/DF

ETAPA: inscrição no posto aplicador - Pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), através de boleto bancário emitido pela Funarbe (Fundação Arthur Bernades)

https://eventos.funarbe.org.br/detalhes/celp-bras---certificado-de-proficiencia-em-lingua-portuguesa-para-estrangeiros

No caso de dúvida sobre as inscrições enviar e-mail para: amanda.ferreira@funarbe.org.br

O pagamento pode ser realizado até o dia 26 /08/2015.

3ª ETAPA: A terceira etapa será realizada no posto aplicador a partir do dia 12 de agosto até o dia 27 /08/2015.

O candidato deverá comparecer ao Departamento de Letras (Departamento de Letras - Avenida Purdue, s/n
Campus Universitário -36570-900 – Viçosa – MG – BR ) para homologação da inscrição com os seguintes documentos:

  • Documento de identificação atual ( passaporte);

  • Comprovante de inscrição do site do MEC;

  • Comprovante de pagamento do boleto de inscrição.

Dúvidas sobre a 3ª etapa de inscrição e sobre a realização do Exame deverão ser verificadas com o posto aplicador pelo e-mail: idalena@ufv.br ou celipe.ufv@gmail.com

Profa. Responsável: Idalena Oliveira Chaves (idalena@ufv.br)

Prova Escrita:

Local: Universidade Federal de Viçosa – Data: 20 de outubro de 2015.
Horário: 9:30h – 12:30h

Local: a ser informado oportunamente.

Atenção: O candidato deverá comparecer com 30 minutos de antecedência ao início da prova.

Prova Oral:

Local: Universidade Federal de Viçosa – (local específico a ser informado posteriormente) -

Data: 20 a 22 de outubro de 2015.