Justificativa e Relevância Social

O Departamento de Letras, desde 1976, vem formando professores nas habilitações de língua portuguesa, inglesa, francesa, espanhola e respectivas literaturas. O objetivo do DLA é formar professores cada vez mais preparados para desempenhar suas funções com eficiência.
Atualmente, percebe-se a necessidade premente do conhecimento de línguas estrangeiras. Sabe-se, no entanto, que muitas vezes a tarefa de ensinar línguas estrangeiras acaba sendo cumprida pelos institutos privados. Muitos interessados nesse aprendizado, entretanto, não possuem condições financeiras para frequentar um curso em tais instituições. Esses fatores nos motivaram, então, a propor a criação do PRELIN.
O objetivo do PRELIN é oferecer cursos de extensão de línguas estrangeiras para as comunidades universitária e viçosense, a preços acessíveis, dentro do espírito de que a universidade pública tem a responsabilidade de preencher as lacunas deixadas pela iniciativa privada. Além de viabilizar o ensino de línguas estrangeiras a baixo custo, o PRELIN proporciona aos alunos de Letras a oportunidade de se prepararem como futuros professores em ambiente pedagogicamente adequado. Assim, o projeto propicia, simultaneamente, a apreensão da fundamentação teórica e a prática de ensino necessária para assegurar aos estudantes um bom desempenho profissional.
O PRELIN oferece também oportunidade de estágio para estudantes de Secretariado Executivo Trilingue, com o mesmo propósito de aplicação dos conhecimentos teóricos do curso e experiência profissional.